terça-feira, 20 de dezembro de 2011

7 Erros no Currículo !



Por Caio Lauer

A elaboração e a apresentação de um currículo de qualidade é parte essencial no processo de recrutamento e seleção. O formato e as informações acompanhadas neste documento ditam o destino do profissional em um processo seletivo: a lista de melhores candidatos ou a lata de lixo.

Com a aproximação de 2012, as contratações nas empresas começam a aquecer novamente. Confira sete dicas para não cometer gafes na produção de seu currículo e se destacar na busca de um novo emprego:

1.Gramática e Ortografia:

Currículos com erros de português dificilmente passam pela triagem dos selecionadores. Segundo pesquisas realizadas pela Catho Online, um a cada quatro currículos é descartado por estes motivos.

2.Objetivo profissional:

Não é indicado informar mais de um cargo em que deseja atuar. O currículo sempre deve ser focado para a vaga que está se candidatando. Caso contrário, o selecionador terá a impressão de o candidato não tem um objetivo definido.

3.Dados pessoais:

Manter informações desatualizadas, como telefone e e-mail, impede/dificulta o contato do recrutador, o que pode descartar uma oportunidade de emprego.

4.Documentos:

Não confunda a área de Recrutamento de uma empresa com Departamento Pessoal. Números de documentos, tais como RG, CPF e Título de Eleitor são totalmente irrelevantes na decisão de se contratar ou não um candidato, por isso não é necessário que estes dados sejam mencionados no currículo.

5.Extensão:

Currículos pouco extensos são mais apreciados pelas empresas, não apenas por suas poucas páginas, mas sim pelo trabalho intelectual de lógica e de síntese empregados em sua produção – currículos com mais de duas páginas normalmente são considerados extensos. Para profissionais em início de carreira, inclusive, o recomendável é uma página.

6.Salário:

Informações como o salário anterior e a pretensão salarial devem ser tratadas preferencialmente no momento da entrevista. Colocar um valor no currículo pode fazer com que o candidato perca oportunidades de trabalho e a possibilidade de negociar uma faixa salarial ou benefícios melhores.

7.Desligamento das empresas:

Razões e justificativas para assuntos desta natureza são tópicos para serem discutidos em entrevistas e jamais devem ser mencionados no currículo.

Fonte : http://bit.ly/svj03A

4 comentários:

  1. Ótimas dicas !!

    Sou blogueiras Unidas 845 e já tô seguindo !
    Ficarei super feliz com sua visita no meu cantinho : )

    Besitos

    iaranettomeamarro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. otimas dicas, precisei fazer o meu curriculo esses dias e fiquei na duvida sobre algumas informações.
    Fê arte minha

    ResponderExcluir
  3. oi querida ja estou seguindo aqui poderia me ajudar me seguindo tb....

    www.makepopular.blogspot.com

    e partiipe do sorteio de um kit com 30 esmaltes e varios itens de manicure

    ResponderExcluir
  4. Obg Jô, Iara, Fê, Luciana e Makepopula por seguir o cantinho da geane, e concerteza estareitmbm no de vcs !!!
    Um Feliz Natal !

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentario e volte sempre que quiser ! A sua opinião é livre mas não aceito insultos às minhas postagens e fotos, e se eu escrever errado ou pegar informações com direitos autorais aviise de forma respeitável.
Obrigada !

Blog BoniFrati

Em cada sorriso...

Postagens populares