segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Hábitos nada legais no cuidado com a pele





Ter disciplina nos cuidados com a pele é essencial para a saúde e o bem-estar.

Espremer espinhas

Em geral, as bactérias presentes no corpo, incluindo mãos e unhas, não provocam grandes incômodos para a saúde, mas em casos isolados, podem resultar numa grande dor de cabeça. É o que acontece quando teimamos em espremer um cravo ou espinha. "O cravo pode inflamar, se tornar um cisto e até cicatriz", Para não agredir a pele, procure higienizar bem a região e usar produtos secativos adequados que irão acabar com as espinhas sem deixar marcas.

Errar na alimentação

Vitaminas e sais mineiras ingeridos pelo organismo dão viço à pele. Portanto, não abra mão de uma dieta rica em fibras, vegetais, frutas, legumes, leite e derivados magros, como o ovo. "É preciso entender que a somatória do que você ingere em apenas um dia tem reflexo sobre todo o organismo". Por isso, evite substâncias gordurosas e incorpore alimentos saudáveis ao cardápio, sua pele merece e agradece.

Dormir mal

O tempo necessário para o descanso varia de acordo com cada organismo, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta: oito horas de sono é essencial para regular o estresse da rotina diária e prevenir doenças crônicas. Além disso, é durante o sono que se restabelece o pH e a hidratação. Trata-se do já conhecido e - cientificamente comprovado - sono da beleza. Noites mal dormidas, porém, deixam a pele seca e sem brilho natural, além de favorecer o aparecimento das olheiras. Para amenizar o problema, vale mudar de hábito. Dormir mais cedo e, ao acordar com os olhos inchados, fazer compressas na região com água gelada ou chá de camomila, também frio.

Fumar

O cigarro provoca uma queda de até 40% da produção de colágeno no rosto. O processo é o seguinte: a nicotina entra na pele por meio da corrente sanguínea. Logo, os tóxicos quebram as fibras de sustentação, como o colágeno, formando vincos profundos. "Sem o colágeno, a pele passa por um processo de envelhecimento precoce". Quem quer parar de fumar pode recorrer à ajuda do Sistema Único de Saúde (SUS) que oferece tratamento gratuito aos dependentes químicos por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

Esfoliar a pele em excesso

Eficaz contra a celulite, para a melhora da circulação e uniformidade de cor na pele, a esfoliação ajuda a renovar a cútis. Em excesso, porém, retira a camada protetora da pele, que funciona como uma barreira física, deixando-a mais seca e propensa ao envelhecimento precoce. Para se precaver, as sessões com o produto devem ser realizadas com intervalo de no mínimo sete dias. No rosto, a esfoliação deve ser mais suave. Na hora de aplicar o produto, certifique-se que a pele está limpa e úmida. Pelo corpo, o produto deve ter efeito mais forte, já que mãos, cotovelos, joelhos e calcanhares necessitam de esfoliação profunda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario e volte sempre que quiser ! A sua opinião é livre mas não aceito insultos às minhas postagens e fotos, e se eu escrever errado ou pegar informações com direitos autorais aviise de forma respeitável.
Obrigada !

Blog BoniFrati

Em cada sorriso...

Postagens populares