segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mitos e Verdades sobre a Pele





Lavar o rosto muitas vezes ao dia para combater oleosidade 

MITO.
Se você recorre com frequência à água e ao sabonete para conter o aspecto brilhante da pele oleosa, mude seus hábitos o quanto antes, pois lavar o rosto mais de duas vezes ao dia pode aumentar ainda mais oleosidade da cútis. "Quando o manto lipídico é frequentemente removido, a produção de sebo se torna maior, desencadeando um efeito rebote".

Comidas gordurosas aumentam a predisposição à acne 

VERDADE.
O consumo exagerado de gordura pode piorar o quadro de espinhas no rosto de quem convive com o problema. “Ela aumenta o Ômega-6, que gera inflamação no organismo e também na pele”.

Os cravos aparecem quando não limpamos bem a pele 

MITO.
Os indesejáveis cravos que aparecem em maior quantidade na chamada zona T do rosto (testa, nariz e queixo) não são causados pela sujeira, mas sim pelo excesso de sebo da pele. Por isso, quando há um acúmulo de sebo dentro de um poro, ele entra em contato com o ar e escurece, formando o famoso ponto preto. “Por essa razão, os cravos indicam uma pele com propensão à acne, e não suja".

A partir do Fator de Proteção Solar 30, todos os protetores são iguais 

VERDADE.
Protetores solares com Fator de Proteção Solar acima de 30 apresentam praticamente o mesmo grau de proteção solar. As fórmulas com fatores como 50 ou 90 fazem a diferença apenas em pessoas com doenças de pele ou alta sensibilidade ao sol.

Banhos muito quentes fazem mal à pele 

MITO.
Apesar de ressecarem a pele, os banhos muito quentes - ao contrário do que muitas pessoas imaginam - podem sim fazer bem a cútis. Devido à alta temperatura da água, eles relaxam, ativam a circulação, devolvem temporariamente o viço da cútis, dão um bonito rubor às faces e ainda afinam a pele grossa dos pés, joelhos e cotovelos. "Por tudo isso, eu não proíbo ninguém de tomar banhos quentes, mas recomendo uma hidratação profunda com hidratantes à base de Ureia e Silicone".




Usar maquiagem todos os dias estraga a pele 

MITO.
A maquiagem só estraga as células quando não é adequada para o tipo de pele e nem removida por completo, com produtos específicos.

Bronzeamento artificial causa os mesmos danos que a luz solar em excesso 

VERDADE.
Apesar de proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o bronzeamento artificial ainda é procurado com frequência por muitas mulheres, mas a verdade é que ele pode causar mais danos à pele do que a exposição excessiva à luz solar, como o envelhecimento precoce, manchas brancas e escuras, perda de elasticidade, rugas, ressecamento, formação de pequenos vasos, lesões pré-cancerosas e câncer de pele. “As máquinas de bronzeamento emitem raios ultravioleta do tipo A (UV-A) em quantidades bem maiores que as emitidas pelos raios solares. Além disso, o bronzeamento artificial aumenta o risco de incidência de câncer em regiões que, normalmente, são pouco expostas ao sol, como as pernas".

Loções tônicas são um desperdício de tempo e dinheiro 

MITO.
Uma rotina de cuidados com a pele deveria começar inicialmente com uma loção tônica, pois o produto é capaz de remover completamente os resíduos presentes na pele, além de equilibrar o pH da cútis. Se você achar que o tônico irrita a sua pele, provavelmente é porque ele contém álcool. Sendo assim, opte por um produto sem a substância.

Esfoliação limpa profundamente a pele 

MITO.
Esfoliar não significa limpar a pele, pois os cremes esfoliantes não promovem a limpeza profunda dos poros. Por isso, o processo de remoção de impurezas continua sendo importante, sobretudo em tratamentos faciais. "A limpeza completa dos poros só pode ser feita com produtos que contenham ácido salicílico na composição que também evitam o acúmulo de sebo".


Fonte: beleza.terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario e volte sempre que quiser ! A sua opinião é livre mas não aceito insultos às minhas postagens e fotos, e se eu escrever errado ou pegar informações com direitos autorais aviise de forma respeitável.
Obrigada !

Blog BoniFrati

Em cada sorriso...

Postagens populares