segunda-feira, 3 de setembro de 2012

É tudo lenda !

Sabe aquelas coisas que ouvimos desde muito tempo?
Por exemplo: comer ovo faz mal à saúde, gordura também, vídeo game é coisa de sedentário... Parecem realmente verdades irrefutáveis, de tanto que as ouvimos. Só que já algum tempo, a medicina vem mostrando que não é bem assim.
Foram selecionadas as cinco melhores mudanças que com certeza vão deixar você bem informada e também vão ajudá-la a ter mais qualidade de vida.


                                           
                       


Coma ovo !
Depois de muita polêmica entre nutricionistas, o ovo deixou de ser um vilão. Mesmo que o alimento contenha uma boa dose de colesterol, a descoberta de lecitina, que é uma substância que impede a absorção do colesterol pelo intestino, acaba fazendo com que o alimento seja bem visto pelos profissionais de saúde. Mas ainda é preciso ter atenção: três ovos por semana já são o suficiente para garantir todos os benefícios do alimento.




Não tenha tanto medo de gordura!
E quem vivia em guerra com a balança e sempre teve pavor de gordura? Pois é, de uns tempos para cá a descoberta de diferentes tipos de gordura fez muita gente mudar o prato. Primeiro é preciso entender que todos nós precisamos desse nutriente, pois ele pode evitar doenças cardiovasculares, proteger o sistema nervoso entre outros benefícios. Essas são as chamadas gorduras boas, que estão presentes nas oleonaginosas (castanha de caju, nozes, amêndoas) e no azeite de oliva, por exemplo. Já as gorduras que nos fazem mal estão presentes em frituras e em alimentos enlatados. Essas, quanto menor o consumo desse tipo de gordura, melhor para a saúde.




Video game do bem

Outra mudança importante quando o assunto é cuidar da saúde refere-se à relação entre video game e sedentarismo. Quem achava que as crianças estavam perdendo tempo na frente da telinha, deve abrir a mente para as novas opções que o mercado oferece. Já existem jogos que induzem aos exercícios físicos, simulando partidas de tênis, batalhas de dança entre outras atividades que, além de queimar calorias, ainda ajudam a desenvolver a coordenação motora dos participantes. E como a maioria dos aparelhos permite que muitos jogadores divirtam-se juntos, acaba também estimulando a socialização. Ainda assim é importante não deixar as atividades ao ar livre de lado, afinal, sempre é bom ter contato com a natureza e conhecer lugares diferentes.




Não exagere nos exercícios!
E se o medo de ser dominado pelo sedentarismo aflige a todos, o outro lado da moeda também deve ser observado: pesquisas científicas já mostraram que o excesso de exercícios físicos prejudica a saúde. É preciso que as atividades sejam direcionadas de acordo com o ritmo e até com a personalidade de cada pessoa.Por isso, sempre procure ajuda profissional antes de aderir a uma atividade física.




Cuidado com o excesso de higiene!
Limpeza é importante para garantir que o organismo não contraia parasitas ou infecções de diversos tipos. Porém, em exagero, a higiene pode acabar deixando o organismo frágil, já que ele deixa de produzir as próprias defesas. Até mesmo os bebês, quando expostos a ambientes limpos demais podem desenvolver alergias. Por isso, o lema é: nem falta de higiene, nem limpeza demais, combinado?


2 comentários:

Deixe o seu comentario e volte sempre que quiser ! A sua opinião é livre mas não aceito insultos às minhas postagens e fotos, e se eu escrever errado ou pegar informações com direitos autorais aviise de forma respeitável.
Obrigada !

Blog BoniFrati

Em cada sorriso...

Postagens populares