terça-feira, 8 de novembro de 2011

Quando saber o período fertil da mulher



Para mulheres que estão querendo ter filhos, é fundamental saber de forma exata quando é o seu período fértil. Desse modo, ela poderá ter maior controle sobre essa fase e programar com melhor exatidão suas tentativas de engravidar. Porém, antes de descobrir qual o seu período fértil, é necessário antes saber tudo sobre o processo de ovulação.

A ovulação varia de acordo com os dias de duração do ciclo menstrual de cada mulher. Ela ocorre mais ou menos dez dias após a menstruação ter acabado. E é durante este período que a mulher está fértil aumentando a possibilidade de ficar grávida.

Habitualmente, um ciclo dura entre 28 a 32 dias, ou seja, é aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. Mas podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores.


Um ciclo começa no primeiro dia do aparecimento da menstruação e termina quando se inicia novo ciclo, ou seja, o 1º dia de menstruação seguinte. Estes dias podem variar de mulher para mulher, assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo.

Para calcular seu período fértil conte 14 dias da data do início de seu último ciclo menstrual, e a partir daí conclua que você estará ovulando entre dois dias antes e dois dias depois desta data.

Existem algumas dicas que também podem ajudar você a descobrir se está no período fértil, como observar a maior umidade vaginal, quando o muco é mais espesso de consistência parecida à de clara de ovo é normalmente o quarto dia depois da ovulação.

Outra dica é passar a marcar todos os meses num calendário o dia em que vier a menstruação; bem como marcar também os dias em que estiver menstruada. Uma vez feita esta contagem, subtraia ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias. A partir do momento em que estes resultados forem encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual você se encontra no período mais fértil do seu ciclo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario e volte sempre que quiser ! A sua opinião é livre mas não aceito insultos às minhas postagens e fotos, e se eu escrever errado ou pegar informações com direitos autorais aviise de forma respeitável.
Obrigada !

Blog BoniFrati

Em cada sorriso...

Postagens populares