quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lábios Ressecados- como tratar.



Os lábios ressecados podem ser consequência de queimadura solar, do tempo frio ou do clima seco. As reações alérgicas a batons, cremes dentais, alimentos ou bebidas podem também tornar os lábios duros e secos, especialmente o lábio inferior.Quando se trata apenas de uma inflamação dos lábios, os cantos da boca tornam-se dolorosos, irritados, vermelhos, rachados e descamativos, podendo se tornar porta de entrada para infecções e também causar muito desconforto no momento das refeições.
Como os lábios estão em uma área de transição entre a pele a mucosa, possuem a pele mais fina. Além disso, não possuem glândulas sebáceas (que produzem a nossa hidratação natural). Assim, tanto os extremos das temperaturas, quanto o ar seco, favorecem prematuramente e com muito mais intensidade o ressecamento dessa pele frágil do que o resto do corpo.
A idéia será sempre evitar a perda de água. Podemos usar substâncias hidratantes que levam mais água para essa pele e/ou materiais oclusivos que impeçam a saída dessa água.

Para esses casos, fazer uso do protetor labial também é indispensável. Para quem se incomoda com o gosto ruim que alguns podem apresentar, hoje já existem produtos no mercado que possuem novos componentes hidratantes, que são cosmeticamente mais agradáveis quanto ao sabor. Boas opções são os das marcas  ChapStick, Carmex, Blistex, Ceralip (La Roche Posay), Stick Cold Cream (Avène), Epidrat Lábios, Vaseline, Lip Care Repair (Nivea), Lip Balm Eucerin, dentre outros.
Para proteger e hidratar bem os labios rachados e ressecados, é importante investir em produtos que contenham na formulação substâncias como cera (abelha ou de carnaúba), vitamina E, vaselina, cânfora, mentol (diminui o desconforto), lanolina, fenol (dá um leve formigamento e leve esfoliação), ácido salicílico (pequena esfoliação), manteiga de karitê, aloe vera e óleo mineral.
Os casos mais graves, é possível utilizar suplementos alimentares como a Ribofavina para tratar o problema, Porém, é importante que ele seja usado apenas mediante orientação de um dermatologista, a pessoa mais indicada para examinar e descobrir a causa do problema e indicar o tratamento ideal, quando os hidratantes para lábios encontrados no mercado não surtem efeito.

Por Malanny Serejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario e volte sempre que quiser ! A sua opinião é livre mas não aceito insultos às minhas postagens e fotos, e se eu escrever errado ou pegar informações com direitos autorais aviise de forma respeitável.
Obrigada !

Blog BoniFrati

Em cada sorriso...

Postagens populares