terça-feira, 5 de julho de 2011

Como fazer marketing pessoal




Marketing pessoal nada mais é do que vender a si próprio.
É tornar-se, por meio de um conjunto de atitudes, atraente para um determinado mercado.
Quando isso acontece, esse mercado vai querê-lo, até mesmo disputá-lo, e suas possibilidades aumentarão
A primeira coisa para fazer bem seu marketing pessoal é ter capacidade de comunicação, seja de forma visual, verbal ou escrita.
Hoje em dia a comunicação visual é cada vez mais forte e, por isso, você tem que tratar da sua aparência: cabelos, barba (para os homens), dentes, unhas, pele e postura devem refletir uma pessoa saudável. As roupas variam conforme o tipo de serviço e devem ser usadas com bom senso, mas, necessariamente, devem estar sempre limpas e alinhadas.
Você deve falar e escrever, no mínimo, de forma razoável. Se você tem deficiências nessas áreas, procure aprender. Para quem tem computador, existem vários cursos online de português e de como falar em público.

Ser ético, honesto e maduro são qualidades cada vez mais valorizadas em uma empresa, pois ela sabe que quando um profissional é contratado, vem com ele uma série de valores que vão influenciar o andamento do trabalho e a imagem da empresa.
Assim, seja íntegro, mantenha a coerência nas suas opiniões e procure mediar os conflitos do dia-a-dia de trabalho. Não tente prejudicar ninguém, não fique julgando as pessoas e, acima de tudo, jamais fale mal dos seus colegas de serviço. Se for para falar, fale bem e elogie sempre que alguém fizer algo de bom. Assim você estará criando empatia com os seus colegas.

Ter disposição para o trabalho, ser motivador e saber trabalhar em equipe são fortes ferramentas para seu marketing pessoal. Quem toma a iniciativa, escuta, incentiva as pessoas, e assimila bem as críticas, acaba assumindo um papel de liderança e se torna um formador de opinião. Ajudar as pessoas também pode ser uma forma de demonstrar suas habilidades técnicas e pessoais.

Expor opiniões para sugerir pequenas mudanças ou para solucionar problemas técnicos é uma maneira de se promover.
Não fale de si mesmo para se autopromover, pois cria antipatia e acaba gerando propaganda negativa.
Quem tem que falar de você e do seu trabalho são as outras pessoas.
Você pode, sim, falar das dificuldades que teve ou soluções que encontrou para fazer determinado trabalho. Por consequência, acaba expondo suas habilidades pessoais e profissionais, sem elogiar a si mesmo.
Ser flexível em relação às mudanças pode ser a diferença entre quererem você por perto ou não. A competitividade e o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas fazem com que os conceitos sejam reformulados a cada momento e, por consequência, as empresas estejam constantemente se transformando para permanecerem vivas. Cada vez mais, um ambiente estático passa a ser coisa do passado. Se você não é flexível às mudanças, por suas preferências pessoais ou por outras questões (aversão a mudanças ou a situações específicas), trate de repensar suas posturas. Não seja reativo sem antes tentar entender os motivos pelos quais as mudanças estão sendo propostas, encontrando os benefícios que elas trarão para a empresa.

Isso não quer dizer que você deva aceitar tudo que é proposto. Se você acha que o que está sendo alterado não vai trazer benefício para a empresa, expresse sua opinião e proponha alternativas. Nesse caso, você não será visto como uma pessoa inflexível, mas como alguém interessado e com idéias.

Às vezes, aceitar tudo que é proposto pode fazer com que você seja visto como alguém sem coragem de expressar suas opiniões, ou até mesmo como puxa-saco, principalmente se você está sendo prejudicado com uma determinada mudança. Procure esclarecer os detalhes e mostrar a sua situação antes de aceitá-la. Caso contrário, se você não falar nada, vai parecer que você está com medo de perder o emprego. Seja flexível, mas corajoso.

Ter a confiança profissional e pessoal dos seus colegas (subordinados e chefias) e seus clientes é uma das indicações mais evidentes de que você é competente e que seu marketing pessoal está funcionando.
A partir disso, você será ouvido e suas opiniões respeitadas. Mas não se apresse, pois é preciso tempo para que as pessoas conheçam você e seu trabalho.
Lembre-se que não é com palavras que você se fará conhecer, mas com trabalho e atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentario e volte sempre que quiser ! A sua opinião é livre mas não aceito insultos às minhas postagens e fotos, e se eu escrever errado ou pegar informações com direitos autorais aviise de forma respeitável.
Obrigada !

Em cada sorriso...

Postagens populares